A arte de cozinhar


Se é verdade que cozinhar é uma arte, para mim é um grande prazer e uma excelente terapia. Um momento de relaxar e me divertir. A cozinha me renova, experimentar novas receitas e cozinhar com carinho e amor são ingredientes fundamentais para uma saborosa comida.

Nesse blog compartilho minhas receitas práticas, fáceis e gostosas e que fazem muito sucesso entre a família e amigos.

Vocês podem enviar sugestões, pedidos de receitas, dicas e juntos vamos nos tornar cada vez mais experientes na cozinha e “bons de garfo, faca e colher”.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

QUADRADINHO DE TAPIOCA COM LINGUIÇA

Esse aperitivo tomou o gosto do público, a receita original não leva a linguiça, mas eu quis incrementar um pouco e como estava “adaptando” a receita original, substitui o queijo coalho que é típico desse petisco por queijo parmesão.


INGREDIENTES

1 ½ xícara de farinha de tapioca granulada

3 xícaras de leite quente

200 grs de queijo de coalho ralado, eu substitui por queijo parmesão

1 gomo de linguiça, como eu tinha a linguiça já frita eu só amassei com o garfo e eu coloquei linguiça apimentada.

Sal e pimenta-do-reino branca

1 colher de sopa de cebola ou creme de cebola (opcional) eu coloquei para dar mais sabor a receita.


MODO DE FAZER

Misture a farinha de tapioca com o queijo ralado, a linguiça e a sopa de cebola. Depois junte ao leite bem quente, mexendo sempre para não formar grumos. Mas cuidado, só coloque o leite quando a mistura já estiver pronta, tem que ser o ultimo ingrediente porque a massa vai absorver o leite rapidamente e começar a endurecer.

Acrescente os temperos e continue mexendo até a mistura começar a firmar.

Despeje em uma assadeira forrada com papel filme (tipo Majipack), aperte bem a massa com a colher para que fique bem firme e cubra com papel filme, após colocar o papel filme por cima eu apertei bem com as mãos para que a massa fique bem compacta.

Deixe resfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por pelo menos 3h.

Retire da geladeira, retire o papel filme, desenforme e corte a massa em quadradinhos.

Frite em óleo bem quente. A dica aqui é usar uma frigideira de teflon e grossa, para evitar que grude. Tome cuidado para que os quadradinhos não fiquem muito perto um do outro para eles não grudarem também.

Pesquisando um pouco sobre essa receita descobri que pode ser assado em forno pré aquecido a 180º por aproximadamente 40 minutos ou até ficar bem douradinho, não testei ainda, mas acredito que deve ficar bem sequinho e mais saudável por dispensar a fritura.

Sirva com geléia de pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário