A arte de cozinhar


Se é verdade que cozinhar é uma arte, para mim é um grande prazer e uma excelente terapia. Um momento de relaxar e me divertir. A cozinha me renova, experimentar novas receitas e cozinhar com carinho e amor são ingredientes fundamentais para uma saborosa comida.

Nesse blog compartilho minhas receitas práticas, fáceis e gostosas e que fazem muito sucesso entre a família e amigos.

Vocês podem enviar sugestões, pedidos de receitas, dicas e juntos vamos nos tornar cada vez mais experientes na cozinha e “bons de garfo, faca e colher”.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

ARROZ COM PINHÃO

Época de festas juninas é tempo de pinhão e hoje a receitinha é bem saborosa com essa semente que é fonte de proteínas, minerais e vitaminas. Versátil, é uma boa opção para vários pratos.


INGREDIENTES

3 xícaras de arroz, pode ser substituído por arroz integral, eu usei 2 saquinhos do arroz integral Uncle Bens.

100 grs de bacon picado

2 colheres de azeite

½ cebola grande picada

2 dentes de alho amassado

½ xícara de vinho branco

5 xícaras de água fervente

500 grs de pinhão cozido, descascado e cortado ao meio em rodelas

100 grs de queijo mussarela ou parmesão

2 colheres de requeijão cremoso.

Temperos especiais: sal, pimenta do reino, ervas finas, tempero pronto para arroz (eu gosto dos temperos prontos da marca Sazon), pimenta calabresa.

A receita não pede alho poró, mas como gosto muito dessa iguaria acrescentei meia xícara, cortado em rodelas.


MODO DE FAZER


Cozinhe o pinhão na panela de pressão, coloque o dobro de água que cubra o pinhão, 2 colheres de sal e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos. Reserve.

Numa panela coloque o azeite, a cebola, o alho, o bacon e deixe dourar. Acrescente o arroz e refoque bem, coloque o vinho e mexa até que o liquido evapore.

Coloque em seguida a água e deixe cozinhar. Se usar o arroz integral o cozimento é mais demorado, se precisar adicione mais água quente.

Quando o arroz estiver quase mole, mas ainda com água, adicione o pinhão e assim que a água estiver secando coloque o requeijão cremoso.

Acrescente os temperos especiais, o alho poró (opcional) e desligue o fogo.

Salpique o queijo ralado para servir.

Eu decorei com pimenta biquinho.

 

Pimenta biquinho

Aliás, já notaram o quanto eu gosto de pimenta e em especial a biquinho que acompanha bem qualquer prato.

Não possui ardência, apesar disso ela mantém o aroma maravilhoso e o sabor característico das pimentas. Estudos recentes apontam que as pimentas podem ajudar a perder peso, combater a depressão e melhorar a circulação sanguínea.



Nenhum comentário:

Postar um comentário