A arte de cozinhar


Se é verdade que cozinhar é uma arte, para mim é um grande prazer e uma excelente terapia. Um momento de relaxar e me divertir. A cozinha me renova, experimentar novas receitas e cozinhar com carinho e amor são ingredientes fundamentais para uma saborosa comida.

Nesse blog compartilho minhas receitas práticas, fáceis e gostosas e que fazem muito sucesso entre a família e amigos.

Vocês podem enviar sugestões, pedidos de receitas, dicas e juntos vamos nos tornar cada vez mais experientes na cozinha e “bons de garfo, faca e colher”.

terça-feira, 3 de junho de 2014

MOQUECA DE PEIXE

A moqueca de peixe é um prato típico da Bahia e nem precisa "rodar a baiana" na cozinha para fazer esse maravilhoso prato. Nada mais é do que um peixe ensopado com leite de coco, muito tomate, cebola, pimentão e temperos especiais.


INGREDIENTES

1 Kg de peixe em postas (badejo, robalo, cação ou garoupa) eu usei postas de cação

Suco de 1 limão

2 cebolas grandes cortadas em rodelas

4 dentes de alho bem picados em rodelas

3 tomates maduros cortados em rodelas, sem semente

1 vidro de leite de coco

1 colher (sobremesa) de azeite-de-dendê 

1 pimentão vermelho cortado em rodelas (sem semente)

1 pimentão verde cortado em rodelas (sem semente)

1/2 xícara de molho de tomate (esse é opcional, eu uso pra dar uma corzinha no molho, mas pode substituir por urucum em pó também)

Temperos especiais: sal, pimenta cominho, pimenta calabresa, coentro, páprica, alho poró e ervas finas.

A receita original leva pimentão, mas eu substitui por Pimenta Cambuci, que é parecida com pimentão, mas não tem aquele “ardor” de pimenta. Apesar de fazer parte da família das pimentas, a Cambuci tem sabor nulo no que diz respeito a picância e seu sabor é muito mais suave do que o pimentão.

Substitui os 2 pimentões por 3 pimentas Cambuci cortadas em rodelas e sem a sementinha.


MODO DE FAZER

Lave bem o peixe, em um recipiente tempere-o com suco de limão, o alho, sal e pimenta do reino e deixe marinar por cerca de 1 hora.

Numa panela grande arrume o peixe, faça camadas com a cebola, os pimentões ou a pimenta cambuci e os tomates.

Coloque o leite de coco e leve ao fogo baixo, com a panela parcialmente tampada. Mexa com cuidado para checar se não está grudando no fundo, essa receita não precisa mexer para não quebrar o peixe.

Junte o azeite-de-dendê e adicione os temperos.

Eu coloquei 3 colheres de molho de tomate e meia caixinha de creme de leite para ficar um molho bem suculento.

Retire do fogo e salpique a cebolinha verde. 


Para quem não conhece essa é a pimenta Cambuci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário