A arte de cozinhar


Se é verdade que cozinhar é uma arte, para mim é um grande prazer e uma excelente terapia. Um momento de relaxar e me divertir. A cozinha me renova, experimentar novas receitas e cozinhar com carinho e amor são ingredientes fundamentais para uma saborosa comida.

Nesse blog compartilho minhas receitas práticas, fáceis e gostosas e que fazem muito sucesso entre a família e amigos.

Vocês podem enviar sugestões, pedidos de receitas, dicas e juntos vamos nos tornar cada vez mais experientes na cozinha e “bons de garfo, faca e colher”.

sábado, 18 de outubro de 2014

PÃO DE CALABRESA

Esse pão é bem fácil de fazer e fica com um sabor todo especial. Tinha visto essa receitinha mas achei que faltava algo, então fiz algumas adaptações na receita original e ficou perfeita, um pão bem macio e com casquinha crocante. O recheio também pode ser substituído por peito de peru, presunto, frango desfiado...aí é só soltar a imaginação e escolher o recheio que mais agrada seu paladar!!!!

INGREDIENTES

Para a Massa
1 pacotinho de fermento biológico seco ou 2 tabletes de fermento biológico fresco
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
2 xícaras de água
1 ovo
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de margarina
5 xícaras de farinha de trigo


Recheio
2 gomos de linguiça calabresa cortada em rodelas bem fininha
200 gramas de queijo mussarela ralada

MODO DE FAZER

Em uma tigela, misture o fermento, o açúcar, o sal e a água, misture bem até dissolver o fermento. Acrescente o azeite, o ovo, a margarina e adicione aos poucos a farinha de trigo,  misture bem e comece a mexer com as mãos, passe a massa para uma superfície plana (pia ou a mesa), espalhe um pouco de farinha de trigo para não grudar, sove a massa até ficar bem lisinha. Se a massa estiver grudando nos dedos adicione aos pouquinhos mais um pouco de farinha de trigo. A massa tem que ficar bem molinha, mas que não grude nos dedos. 
Deixe a massa descansar por uns 20 minutos. Abra com a ajuda de um rolo de macarrão. Coloque a calabresa e o queijo por cima e enrole como um rocambole. 
Eu fiz uma trança, dividi a massa e o recheio em duas partes, fiz os rocamboles e trancei unindo as pontas. 
Se preferir você pode fazer um rocambole só e colocar para assar em uma forma de buraco ou ainda assar em uma retangular. Eu coloquei pra assar em uma forma redonda de pizza.
Leve ao formo médio, pré aquecido, por aproximadamente uns 20 minutos ou até ficar dourado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário