A arte de cozinhar


Se é verdade que cozinhar é uma arte, para mim é um grande prazer e uma excelente terapia. Um momento de relaxar e me divertir. A cozinha me renova, experimentar novas receitas e cozinhar com carinho e amor são ingredientes fundamentais para uma saborosa comida.

Nesse blog compartilho minhas receitas práticas, fáceis e gostosas e que fazem muito sucesso entre a família e amigos.

Vocês podem enviar sugestões, pedidos de receitas, dicas e juntos vamos nos tornar cada vez mais experientes na cozinha e “bons de garfo, faca e colher”.

domingo, 12 de outubro de 2014

BATATA HASSELBACK OU BATATA RECHEADA LAMINADA

Como a batata é muito versátil podemos fazer pratos incríveis e essa versão incrementada fica muito saborosa e com casquinha crocante por fora, chamo de batata recheada laminada e gratinada...Mas o nome original desse prato é Batata Hasselback, ouvi dizer que teve origem na Suécia, em um restaurante que se chamava Hasselback, em Estocolmo, mas que tomou gosto do paladar brasileiro.

INGREDIENTES

3 batatas inglesa grandes
1/2 gomo de linguiça calabresa cortada em rodelas bem finas, se a calabresa for mais grossa pode cortar ao meio também, ou então pode usar aquela calabresa fininha, nesse caso precisará de 1 gomo.
Pelotinhos de margarina para colocar entre os cortes, em média, meia colher de café por corte.
Mussarela cortada em pedacinhos
Azeite
Temperos especiais: alecrim, sal, pimenta do reino, temperos prontos a base de sal e limão, eu usei aqueles temperos baianos, que se compra nos pacotinhos.

O recheio você também pode variar, use sua criatividade e o seu gosto, pode ser com bacon, presunto, peito de peru, ricota, gorgonzola, cheddar...

Molho para gratinar
Enquanto as batatas estão no forno faça o molho, ele fica bem cremoso.
2 colheres de requeijão
1/2 caixa de creme de leite
hora de colocar o molho
3 colheres de queijo gorgonzola amassada com o garfo
2 colheres de cebola ralada ou bem picadinha
1 colher de alho poró picadinho
1 colher de salsa e cebolinha
Sal e pimenta do reino a gosto, eu coloquei uma pitada de pimenta calabresa também
Queijo parmesão para polvilhar por cima do molho.

Coloque em uma recipiente e misture todos os ingredientes. Reserve. Você vai usar esse molho após uns 40 minutos que a batata foi ao forno.

MODO DE FAZER

Lave bem as batatas e não retire a casca, com uma faca bem afiada, faça cortes verticais, mas tome cuidado, o corte não pode ir até o final para não soltar na hora de rechear e assar. Os cortes devem ficar a mais ou menos 1cm da parte inferior, deixando os cortes bem presos a base da batata.
Pronta para ir ao forno
Recheie os cortes com pedaços de calabresa, outro de queijo mussarela e coloque uns pelotinhos de margarina em todos os cortes.
Forre uma forma com papel alumínio, salpique os temperos especiais por cima da batata, regue com bastante azeite e salpique alecrim. Leve para assar em forno médio pré aquecido, por aproximadamente 1 hora.
Após uns 40 minutos que a batata estiver no forno, retire, coloque mais um pouco de margarina por cima, espalhe bem o molho, regue com mais um pouco de azeite, salpique um pouco de queijo parmesão e volte ao forno por mais uns 20 minutos ou até que fique bem gratinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário