A arte de cozinhar


Se é verdade que cozinhar é uma arte, para mim é um grande prazer e uma excelente terapia. Um momento de relaxar e me divertir. A cozinha me renova, experimentar novas receitas e cozinhar com carinho e amor são ingredientes fundamentais para uma saborosa comida.

Nesse blog compartilho minhas receitas práticas, fáceis e gostosas e que fazem muito sucesso entre a família e amigos.

Vocês podem enviar sugestões, pedidos de receitas, dicas e juntos vamos nos tornar cada vez mais experientes na cozinha e “bons de garfo, faca e colher”.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

BATATAS LAMINADAS

Essa receita é bem prática e fácil de fazer, a batata por ser bem versátil da para variar bastante e tornar uma simples batata em um prato bem especial. Esse prato é feito com camadas de batatas e molho de queijo e fica super saboroso...

INGREDIENTES
4 batatas grandes ou 5 batatas médias cortada no ralador para batata chips (tipo aquelas batatas da onda ou em latas)
Lave bem as batatas, descasque e fatie em laminas no ralador.
100 gramas de queijo mussarela ralada para polvilhar.

MOLHO DE QUEIJO
2 xícaras de leite
3 colheres de farinha de trigo
2 colheres de margarina
1/2 cebola ralada
1/2 caixa de creme de leite
1 colher de requeijão
Sal, pimenta do reino e temperos prontos a gosto
100 grs de queijo parmesão ralado, pode ser substituído por mussarela

Em um uma panela coloque a margarina e doure a cebola, acrescente o leite e a farinha dissolvida em leite (uso menos de 1/2 xícara de leite para dissolver a farinha). Deixe ferver e mexa sem parar até que fique um creme liso e homogênio. Acrescente o sal, a pimenta do reino, o requeijão e os temperos, pode caprichar nos temperos porque a batata pede um pouco mais para saborizar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e o queijo, mexa bem até que o queijo derreta.

Dicas:
- o creme tem que ficar bem consistente, mais durinho, se achar que precisa engrossar mais é só acrescentar mais uma colher de farinha de trigo dissolvida em leite e retornar ao fogo.
- se você quiser pode usar aquelas caixinhas de molho pronto.
- se preferir também pode usar o molho que mais aprecie,  como molho branco, bechamel, molho mostarda ou qualquer outro tipo de molho.

MONTAGEM

Intercale camadas de molho e batatas.
Unte o refratário com margarina e comece colocando uma camada de molho, depois as batatas laminadas, outra camada de molho, mais batatas e assim sucessivamente, de forma que termine com o molho.
Eu fiz num refratário, mas pode colocar numa forma de bolo inglês para ficar mais alto, mas se não tiver pode ser feito em qualquer tipo de foma ou refratário.
Salpique o queijo mussarela por cima e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até que fique bem gratinado.
Ao levar ao forno eu reguei por cima um fio de azeite.
É importante deixar esfriar um pouco para servir, assim você vai conseguir cortar perfeitamente e não desmontar.

Fica ótimo para servir com uma carne e uma saladinha verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário