A arte de cozinhar


Se é verdade que cozinhar é uma arte, para mim é um grande prazer e uma excelente terapia. Um momento de relaxar e me divertir. A cozinha me renova, experimentar novas receitas e cozinhar com carinho e amor são ingredientes fundamentais para uma saborosa comida.

Nesse blog compartilho minhas receitas práticas, fáceis e gostosas e que fazem muito sucesso entre a família e amigos.

Vocês podem enviar sugestões, pedidos de receitas, dicas e juntos vamos nos tornar cada vez mais experientes na cozinha e “bons de garfo, faca e colher”.

domingo, 21 de setembro de 2014

LAGARTO ASSADO COM LEGUMES

Quer fazer uma carne assada bem suculenta e muito saborosa? O segredinho desse prato é assar o lagarto no Assa Fácil (aquelas sacos próprios para assados) e os legumes cozidos juntos ficam com o sabor da carne e muito macios...Experimente!!!

INGREDIENTES
1,5  a 2 Kg de lagarto (carne bovina)
6 batatas cortada em pedaços grandes, eu cortei em 4 partes
3 cenouras cortadas em tirinhas
1 abobrinha grande cortada em pedaços grossos
1 cebola grande ou 2 pequenas cortada em meia lua (pedaços grandes)
6 dentes de alho, com casca
Você pode usar os legumes que tiver na sua geladeira, pode colocar vagem, chuchu, mandioca, aspargos verdes, beringela, batata doce, fica a seu critério a escolha.

Tempere a carne no dia anterior. 
Lave e limpe bem a carne, retirando excessos de gordura se tiver.
Eu fiz um tempero a base de azeite, alho e temperos frescos, use um recipiente com tampa que caiba bem a carne e fique fácil de manusea-la.
Esfreguei por toda a carne tempero caseiro a base de alho triturado e sal, coloquei 1/2 cebola picada,
2 colheres de alho triturado, folhas de salsinha, cebolinha, alho poró, manjericão, temperos prontos para carnes como Sazon e do Nordeste, pimenta calabresa, tempero chimichurri , páprica picante e ervas finas, espalhe tudo com as mãos pela carne. Acrescente 2 colheres de azeite, 1 colher se molho shoyo e 1 colher de molho de alho. Eu costumo deixar a carne marinando por pelo menos umas 6 horas e depois virar o carne para pegar o temperos bem dos dois lados.

MODO DE FAZER
Coloque a carne com todo os temperinhos que ficarem no fundo do recipiente que estava marinando dentro do saco Assa Fácil. Acrescente mais um pouco de azeite e coloque umas 2 colheres de margarina por cima da carne. Feche o saco com a presilhinha que vem junto, forre uma forma com papel alumínio e leve ao forno baixo 180º, por aproximadamente 1 horas, após isso aumente um pouco a temperatura, passe para o 210º e deixe por mais 1 hora. 
Passados 2 horas de forno abra o saco, mas cuidado, primeiro faça um furo para sair o ar quente, só então com a ajuda de uma tesoura abra o saco fazendo um corte reto. Ao abrir vai notar que soltou bastante água e é aí que vamos cozinhar os legumes. 
Eu dei uma temperadinha em todos os legumes antes de colocar para assar. Temperei com sal, pimenta do reino, ervas finas e 1 colher de margarina, misturei tudo com as mãos. Arrume todos os legumes na forma, as batatas por serem mais durinhas coloque por baixo dentro do saco, de forma que fique no caldo, pode colocar os legumes direto no papel alumínio também. Após colocar os legumes deixe assando por mais 1 hora aproximadamente. 
O tempo para assar essa carne é de aproximadamente 3 horas mesmo, assim ela ficará bem molinha. 
Depois de assado vai ficar um caldo de carne na forma, eu aproveito ele para fazer um molho e jogar por cima da carne. Coloque o que restou do caldo numa panela e leve ao fogo para reduzir, acrescente um pouco de vinho branco, azeite e uma colher de molho barbecue ou catchup. Se preferir pode colocar um tomate picado bem fininho.

Sirva acompanhada de um arroz branco, uma farofinha de alho e cebola na manteiga e saladinha verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário