A arte de cozinhar


Se é verdade que cozinhar é uma arte, para mim é um grande prazer e uma excelente terapia. Um momento de relaxar e me divertir. A cozinha me renova, experimentar novas receitas e cozinhar com carinho e amor são ingredientes fundamentais para uma saborosa comida.

Nesse blog compartilho minhas receitas práticas, fáceis e gostosas e que fazem muito sucesso entre a família e amigos.

Vocês podem enviar sugestões, pedidos de receitas, dicas e juntos vamos nos tornar cada vez mais experientes na cozinha e “bons de garfo, faca e colher”.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

CASSOULET OU FEIJOADA BRANCA

Uma especialidade gastronômica de origem francesa, onde o feijão branco é cozido geralmente só com carne de porco e encorpado em fogo baixo numa cassole, ou caçarola de barro, daí a origem do nome cassoulet. Essa receita é otima para os dias mais friozinhos. 

INGREDIENTES

750 grs de feijão branco, se gostar que o feijão aparece bem pode usar 
1 kg.
100 grs de bacon cortado em cubos
2 gomos de paio cortado em rodelas
2 gomos de linguiça calabresa cortada em rodelas
1 kg de costelinha defumada 
700 grs de pernil cortado em cubos
2 colheres de azeite
1 cebola cortada bem fininha
2 colheres de alho triturado
Temperos: sal, pimenta do reino branca moída, pimenta calabresa, páprica, 2 raminhos de tomilho, 2 folhas de louro.

MODO DE FAZER

Deixe o feijão branco de molho por umas 2 horas, cozinhe na panela de pressão por aproximadamente 30 minutos. Coloque o dobro de água para cozinhar e reserve a água do cozimento para incorpar o caldo. 
Eu costumo dar uma cozida na carne e fritar as linguiças e o bacon antes de juntar ao feijão, fica mais saboroso. 
Em uma frigideira coloque o bacon, a calabresa e o paio para fritarem. Reserve.
Cozinhe o pernil e a costelinha em uma panela com fundo bem grosso. Coloque um fio de azeite na panela e adicione a costelinha, deixe fritar um pouco e junte o pernil para selar. Pingue um pouco de água, tampe a panela e deixa que as carnes cozinhem no vapor. As carnes vão soltar água e de vez em quanto adicione mais um pouco de água para não grudar a carne no fundo da panela. Faça esse processo até que as carnes cozinhem. 

Em uma panela de barro ou caçarola adicione o azeite e doure a cebola e o alho, coloque todas as carnes e em seguida com a ajuda de uma concha vá colocando o feijão com a água do cozimento, antes de adicionar os temperos prove para acertar o sal, como a maioria das carnes são defumadas já puxa um pouco o sal, coloque os temperos a seu gosto. Mantenha o fogo sempre baixo e deixe apurar até ficar bem suculento e cremoso.

Como a panela de barro segura muito calor do fogo, sempre desligue um pouco antes de chegar ao ponto desejado, porque ela vai continuar cozinhando por no minimo mais uns 10 minutos. 

Sirva acompanhado de um arroz branco e couve refogada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário