A arte de cozinhar


Se é verdade que cozinhar é uma arte, para mim é um grande prazer e uma excelente terapia. Um momento de relaxar e me divertir. A cozinha me renova, experimentar novas receitas e cozinhar com carinho e amor são ingredientes fundamentais para uma saborosa comida.

Nesse blog compartilho minhas receitas práticas, fáceis e gostosas e que fazem muito sucesso entre a família e amigos.

Vocês podem enviar sugestões, pedidos de receitas, dicas e juntos vamos nos tornar cada vez mais experientes na cozinha e “bons de garfo, faca e colher”.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

BATATA PORTUGUESA GRATINADA

A batata é um alimento que permite inúmeras receitas, combina com tudo, esse prato cai bem com uma carne e uma saladinha verde. Aos amantes da pizza portuguesa, hoje a batata que será a moda portuguesa, gratinada ao forno, fica uma delicia...

INGREDIENTES

6 batatas grandes descascadas e cortadas em rodelas
1 cebola cortada em rodelas
6 dentes de alho descascado
3 ovos cozidos cortado em rodelas
100 grs de presunto
100 grs de queijo mussarela
1 caixa de creme de leite
1 ovo
3 colheres de requeijão
2 tiras de bacon picado, usei aquele bacon que vem em caixinha
8 azeitonas picada em rodelinhas
50 grs de queijo parmesão ralado
Temperos a gosto, usei sal, pimenta do reino, pimenta calabresa, alecrim, alho poró, tempero baiano e tempero a base de limão. 

MODO DE FAZER

Leve as batatas para dar uma pré cozida em uma panela com água e sal. Após abrir fervura deixe uns 10 minutos. Se preferir, pode fazer com as batatas sem pre cozinhar, aí o tempo de forno será entre 40 e 45 minutos. Eu prefiro dar essa pré cozida. 
Em um recipiente misture bem o creme de leite, 1 ovo, o requeijão e os temperos. Reserve esse creme.
Unte um refratário com margarina e acomode uma camada de batata, em seguida coloque a cebola, o bacon, o presunto, o queijo mussarela, o alho e regue com  metade do creme liquido. Eu fiz duas camadas, mas se o seu refratário for grande dá pra fazer apenas com uma camada.
Na ultima camada finalizei com o ovo cozido, as azeitonas, a mistura liquida e por ultimo queijo parmesão. Regue com azeite por cima.
Coloque no forno pre aquecido para gratinar, em média uns 20 a 25 minutos em forno médio ou até que o queijo derreta e fique bem coradinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário