A arte de cozinhar


Se é verdade que cozinhar é uma arte, para mim é um grande prazer e uma excelente terapia. Um momento de relaxar e me divertir. A cozinha me renova, experimentar novas receitas e cozinhar com carinho e amor são ingredientes fundamentais para uma saborosa comida.

Nesse blog compartilho minhas receitas práticas, fáceis e gostosas e que fazem muito sucesso entre a família e amigos.

Vocês podem enviar sugestões, pedidos de receitas, dicas e juntos vamos nos tornar cada vez mais experientes na cozinha e “bons de garfo, faca e colher”.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

PÃO INTEGRAL COM AZEITONAS

Pãozinho quentinho é sempre bom, com farinha integral dá até pra comer sem "tanta" culpa. Esse pão fica bem saboroso, é pratico e rápido para fazer.

Você pode variar o sabor desse pão substituindo as azeitonas pretas por outros ingredientes quando for fazer, como azeitonas verdes, ou alecrim, ou aveia e linhaça, aí é só soltar a criatividade.


INGREDIENTES


2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de sal
15g de fermento seco para pão (1 e 
½ pacotinho)

1 xícara de água morna
3 colheres (sopa) de azeite 

3 colheres (sopa) de margarina

1/2 xícara de azeitonas pretas sem caroço picadas


MODO DE FAZER

Numa tigela grande, misture bem as farinhas, o sal e o fermento.
Faça um buraco no centro e acrescente a água morna e o azeite. Misture com a ajuda de uma colher, acrescente a margarina e comece a misturar com as mãos até formar uma bola.
Coloque em uma superfície lisa e enfarinhada e sove a massa até que ela fique lisa.
Salpique as azeitonas, dobre a massa e sove até que as azeitonas estejam bem distribuídas, reserve umas para colocar por cima.
Eu modelei o pão em formato ovalado, mas você pode fazer em forma de bolo inglês ou no formato que preferir.
Unte uma assadeira com margarina e farinha, coloque o pão, faça uns cortes no sentido da largura da massa e pincele com azeite de oliva. Cubra com um pano de prato e deixe crescer por uns 30 minutos.
Pre aqueça o forno a 180ºC, pincele o pão com mais azeite e leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até que esteja dourado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário