A arte de cozinhar


Se é verdade que cozinhar é uma arte, para mim é um grande prazer e uma excelente terapia. Um momento de relaxar e me divertir. A cozinha me renova, experimentar novas receitas e cozinhar com carinho e amor são ingredientes fundamentais para uma saborosa comida.

Nesse blog compartilho minhas receitas práticas, fáceis e gostosas e que fazem muito sucesso entre a família e amigos.

Vocês podem enviar sugestões, pedidos de receitas, dicas e juntos vamos nos tornar cada vez mais experientes na cozinha e “bons de garfo, faca e colher”.

sábado, 8 de agosto de 2015

RISOTO DE ASPARGOS E PARMESÃO

Um prato que considero fácil e rápido para fazer, no máximo em 30 minutos essa maravilha fica prontinha. Para ficar perfeito ele tem que ser cremoso e o cozimento do arroz tem que estar al dente (cozido, mas com o centro do grão resistente, esbranquiçado). Essa receita em especial agrada em cheio os vegetarianos!!!

INGREDIENTES

2 xícaras de arroz carnarolli, se preferir pode usar o arbório
300 grs de aspargos frescos
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
2 colheres (sopa) de alho triturado
1/2 xícara de vinho branco seco
1 e 1/2 litro de caldo de legumes, usei o talo do aspargos para fazer o caldo, aquela parte mais fibrosa próximo a raiz que não deve ser consumido por ser mais duro e coloquei também no caldo 1 tablete de caldo de legumes
100 grs de  queijo parmesão ralado
1/2 caixinha de creme de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
Temperos a gosto: usei sal do himalaia, pimenta branca e verde moída na hora, temperos prontos a base de alho, sal e pimenta e temperos sabor legumes (tipo Sazon).

MODO DE PREPARO

Faça o caldo com o talo do aspargo e o caldo de legumes, coloque numa leiteira e leve ao fogo alto. Quando ferver, reduza o fogo.
Corte os aspargos em rodelas grossas.
Numa panela de fundo grosso, coloque o azeite, a cebola, o alho e deixe dourar. Acrescente as rodelas de aspargos e refogue, sem parar de mexer.
Coloque o arroz, refogue e junte o vinho branco e misture bem até evaporar.
Quando o vinho secar, comece a colocar o caldo de legumes, sempre mexendo, conforme o caldo for secando, vá adicionando mais.  
Coloque os temperos de sua preferência e acerto o sal.
O tempo de cozimento é em torno de 16 a 18 minutos.
Verifique o ponto do risoto que deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinho.

Quando o risoto estiver no ponto, abaixe o fogo, junte a manteiga, o creme de leite e o parmesão, misture muito bem e sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário