Essa costelinha de porco marinada no suco de laranja e mel fica com um sabor sensacional e para quem acha que vai ficar doce por ter o mel e laranja muito se engana, fica com um leve sabor agridoce, que dá todo o toque especial a carne.
Esse prato fica perfeito para servir acompanhado de Cuscuz Marroquino.
INGREDIENTES
1,5 Kg de costelinha de porco, escolhi uma peça com menos gordura e com bastante carne.
Suco de 3 laranjas
1 xícara de vinho branco
2 colheres de cachaça (opcional)
3 cebolas cortadas grosseiramente, em meia lua.
8 a 10 dentes de alho, sem descascar
3 colheres de mel
Azeite para regar
Margarina para bezuntar a carne
Temperos prontos para temperar a carne e não deixar ela com sabor doce: usei temperos a base de alho e cebola, pimenta calabresa, sal defumado, páprica, a base de pimenta e limão e pimenta do reino branca.
Temperos frescos de sua preferência e a seu gosto: eu usei cheiro verde, alho poró, alecrim e umas folhinhas de manjericão.
MODO DE FAZER
Limpe e lave bem a costelinha, se tiver com bastante gordura retire um pouco, mas é importante deixar um pouco de gordurinha porque será ela que deixará a carne macia e suculenta na hora de assar.
Esfregue por toda a carne o tempero de alho e sal, em seguida bezunte com bastante margarina.
Acomode bem a carne em uma assadeira forrada com papel alumínio, coloque a parte do osso para baixo.
Faça um suco com as laranjas e acrescente o vinho branco, a cachaça e os demais temperos prontos, mexa bem e regue por toda a carne.
Distribua por cima da carne a cebola cortada, os dentes de alho e os temperos frescos.
Por cima regue com um pouco de azeite, cubra com papel alumínio e leve a geladeira para marinar por no mínimo 1 hora.
Retire da geladeira e coloque para assar em fogo baixo, por aproximadamente umas 3h30.
Leve ao forno coberta com papel alumínio, após 1h30 retire o papel, regue com o molho de laranja e mais um pouco de azeite e deixe cozinhar por mais 1 hora. Como gosto da costelinha bem assada dos dois lados, após 2h30 de forno virei a costelinha, reguei com mais azeite e deixei assar por mais 1 hora, sempre em fogo baixo. Vai ficar desmanchando do ossinho.
Dica: Após retirar o papel alumínio, a cada 30 minutos gosto de dar uma conferida no assado e regar com o molho que ela esta cozinhando, vai ficar mais saborosa e suculenta ainda.
Na assadeira vai ficar todo o caldo em que ela foi assada, aproveite para fazer um molho para acompanhar.
Para o molho
Despeje todo o caldo que ficou na assadeira em uma panela, adicione 2 colheres de amido de milho dissolvido em 1 xícara de água. Deixe ferver até reduzir e engrossar, tá prontinho.
A receita do Cuscuz Marroquinho está no link abaixo é só clicar para conferir e fazer sucesso na cozinha.
http://chefemcasaecia.blogspot.com.br/2014/04/cuscuz-marroquino.html
Os ingredientes para o Cuscuz marroquino são bem versáteis, na receita que está acompanhando a costelinha eu optei por fazer apenas de legumes: cenoura, ervilha, milho verde e azeitonas pretas. Solte sua imaginação e coloque o mais te agrada!!!!
A arte de cozinhar
Se é verdade que cozinhar é uma arte, para mim é um grande prazer e uma excelente terapia. Um momento de relaxar e me divertir. A cozinha me renova, experimentar novas receitas e cozinhar com carinho e amor são ingredientes fundamentais para uma saborosa comida.
Nesse blog compartilho minhas receitas práticas, fáceis e gostosas e que fazem muito sucesso entre a família e amigos.
Vocês podem enviar sugestões, pedidos de receitas, dicas e juntos vamos nos tornar cada vez mais experientes na cozinha e “bons de garfo, faca e colher”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário