A arte de cozinhar


Se é verdade que cozinhar é uma arte, para mim é um grande prazer e uma excelente terapia. Um momento de relaxar e me divertir. A cozinha me renova, experimentar novas receitas e cozinhar com carinho e amor são ingredientes fundamentais para uma saborosa comida.

Nesse blog compartilho minhas receitas práticas, fáceis e gostosas e que fazem muito sucesso entre a família e amigos.

Vocês podem enviar sugestões, pedidos de receitas, dicas e juntos vamos nos tornar cada vez mais experientes na cozinha e “bons de garfo, faca e colher”.

domingo, 23 de novembro de 2014

ESCONDIDINHO DE PERNIL

Da série escondidinho e suas várias versões, hoje testei fazer de mandioca com pernil desfiado. Já pensando no Natal e nas suas comidinhas tipicas que acabam não sendo totalmente consumidas (pra não falar "sobras"), não sei na família de vocês, mas aqui em casa é um tal de receitinhas pós Natal e com o pernil é um clássico, ele sempre aparece no "Vale a pena comer de novo" como pernil desfiado, pernil no molho, lanchinho de pernil e assim vai...então para dar uma sofisticada o escondidinho de pernil é uma boa pedida, fica muito saboroso. 

INGREDIENTES

1 kg de mandioca cozida e amassada
800 grs de pernil cozido ou assado e desfiado
1 caixa de creme de leite
1 copo de requeijão cremoso
150 grs de queijo mussarela ou parmesão ralado
4 colheres de sopa de margarina
1 cebola bem picadinha
4 colheres de alho triturado
1 tira de bacon picadinho (aquelas que já vem na caixinha)
3 colheres de azeite
Temperos: alho poró, salsinha, cebolinha, azeitona, pimenta calabresa, ervas finas, especiarias de sua preferência para refogar o pernil.

MODO DE FAZER

Purê de mandioca

Aqueça a margarina, coloque meia cebola picada e duas colheres de alho, deixe dourar e acrescente a mandioca amassada. Mexa bem, acrescente metade da caixa de creme de leite e umas duas colheres bem cheia de requeijão cremoso. Acerte o sal.

Recheio

Aqueça o azeite, doure meia cebola picada e duas colheres de alho com o bacon picadinho. Acrescente o pernil desfiado e coloque os temperos especiais, alho poró, salsinha, cebolinha, azeitonas, pimenta calabresa, ervas finas a gosto.

Montagem

Coloque num refratário untado com azeite metade do purê de mandioca, em seguida acrescente o pernil. Salpique metade do queijo mussarela em cima do pernil e cubra com o restante do purê de mandioca. Por cima, coloque a outra metade da caixa de creme de leite, umas 3 colheres de requeijão e o queijo ralado, eu costumo colocar para gratinar com os dois tipos de queijo, o parmesão e o mussarela.
Leve ao forno para gratinar

Nenhum comentário:

Postar um comentário