A arte de cozinhar


Se é verdade que cozinhar é uma arte, para mim é um grande prazer e uma excelente terapia. Um momento de relaxar e me divertir. A cozinha me renova, experimentar novas receitas e cozinhar com carinho e amor são ingredientes fundamentais para uma saborosa comida.

Nesse blog compartilho minhas receitas práticas, fáceis e gostosas e que fazem muito sucesso entre a família e amigos.

Vocês podem enviar sugestões, pedidos de receitas, dicas e juntos vamos nos tornar cada vez mais experientes na cozinha e “bons de garfo, faca e colher”.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

GALINHADA

A galinhada tem todo o jeitão de comida da casa de vó, de tia, de fazenda, ainda mais se fizer numa panela de barro como eu fiz, que fica bem mais saborosa. 
Galinhada é feita com galinha caipira, mas como uma boa urbana usei frango mesmo, cortados em pedaços para frango a passarinho, costumo dizer que essa é uma "Galinhada moderna".
Essa receita é pratica, simples e os ingredientes que compõem  são  livres, na hora de fazer você pode adicionar seus ingredientes preferidos, como milho, ervilhas, palmito, bacon, linguiça calabresa picada, quiabo....só não pode faltar a galinha/frango e o arroz, que são a base desse prato!!!

INGREDIENTES

1 kg de frango, já cortado a passarinho, usei aqueles de marcas conhecidas que já vem embalado.
2 limões
1/2 xícara de óleo de milho ou girassol, para fritar o frango, a calabresa e o bacon
1/2 xícara de bacon
1 gomo de linguiça calabresa fininha, cortada em rodelas
3 dentes de alho picados
1 cebola cortada em meia lua
2 xícaras de arroz cru
1/2 xícara de vinho branco seco
4 xícaras de água fervente
1 lata de milho verde
100 grs de ervilha, usei aquela congelada
100 grs de vagem picada, se você preferir pode substituir por quiabo
Não coloquei, mas pra quem gosta pode colocar 1/2 pimentão vermelho cortado em tiras 
Temperos a gosto: sal, pimenta do reino branca, tempero sabor do nordeste, pimenta calabresa e paprica.
2 folhas de louro
2 colheres de cheiro verde picado (salsa e cebola)
2 ramos de tomilho
2 colheres de alho poró picado

MODO DE FAZER

Lave bem o frango e retire a pele, coloque em uma tigela e tempere com suco de limão, pimenta do reino e tempero a base de alho e sal e temperos frescos que você goste, usei manjericão, alecrim e tomilho. Eu costumo deixar no tempero de um dia para o outro, mas se decidir fazer de ultima hora deixe no mínimo 3 horas.
Costumo dar uma fritada antes no frango e na linguiça, para ficar mais coradinho, melhor cozido e sequinho, mas se não quiser passar pelo processo da fritura não precisa é só colocar tudo junto na panela e acrescentar 1 xícara de água a mais para o cozimento.
Em uma frigideira grande, aqueça o óleo e coloque o frango para fritar, deixe ele ficar bem douradinho, em média uns 8 minutos de cada lado. Retire o frango e aproveite a mesma frigideira para fritar a calabresa e o bacon, quando estiver quase no ponto de tirar acrescente a cebola e o alho e deixe murchar um pouco, retire com a ajuda de uma escumadeira. Reserve.
Usei panela de barro para dar mais sabor, o ideal é fazer com uma panela de fundo grosso, ferro ou cerâmica.
Aqueça o azeite e coloque a ervilha, o milho e a vagem para dar uma selada, acrescente o arroz e o vinho branco, deixe refogar alguns minutos até que o vinho evapore. Em seguida coloque tudo o que foi frito, o frango, a calabresa, o bacon, cebola e alho, mexa bem acrescente água. 
Coloque os temperos de sua preferência, coloquei páprica, alho poró, cheiro verde, tomilho, louro, pimenta calabresa, tempero sabor do nordeste, misture bem e deixe cozinhar em fogo bem baixo, até que o arroz fique cozido.


Dica: se fizer em panela de barro, desligue um pouco antes, quando o arroz ainda estiver com um pouco de água, porque esse tipo de panela, por segurar o calor por mais tempo, mesmo com o fogo desligado continua cozinhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário