A arte de cozinhar


Se é verdade que cozinhar é uma arte, para mim é um grande prazer e uma excelente terapia. Um momento de relaxar e me divertir. A cozinha me renova, experimentar novas receitas e cozinhar com carinho e amor são ingredientes fundamentais para uma saborosa comida.

Nesse blog compartilho minhas receitas práticas, fáceis e gostosas e que fazem muito sucesso entre a família e amigos.

Vocês podem enviar sugestões, pedidos de receitas, dicas e juntos vamos nos tornar cada vez mais experientes na cozinha e “bons de garfo, faca e colher”.

domingo, 14 de janeiro de 2018

PÃO RÚSTICO NA PANELA DE BARRO

Essa receita é feita com levain (fermento natural) que é ideal para esse tipo de pão, tem uma fermentação lenta de no minimo 12 horas na geladeira, para completar é assado em panela de barro.
Mas se você não tem levain pode substituir por fermento fresco.

INGREDIENTES

400 grs de farinha de trigo
250 ml de água
10 grs de sal
200 grs de levain (ou 30 grs de fermento fresco)
5 grs de fermento fresco

MODO DE FAZER

Coloque a água em uma vasilha grande, adicione 200 grs de farinha, o levain* e 5 grs de fermento fresco (diluído em uma pitada de açúcar), misture bem e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos. Cubra com um filme plastico. 
*Se for substituir o levain pelo fermento fresco, dilua a quantidade total de fermento fresco em 1/2 colher (sopa) de açúcar.
Adicione à mistura o restante da farinha, o sal e misture bem, não precisa sovar muito, apenas deixar uma massa bem lisa.
Faça uma dobra na massa, coloque numa tigela ou se for amante da arte de fazer pães e tiver coloque no banetton, cubra com um pano fino úmido e leve a geladeira.
Deixe fermentar por no minimo 12 horas. No inicio da fermentação, nas 2 primeiras horas, faça dobras 1 a cada 30 minutos.
Transfira a massa para uma panela de barro, untada com óleo e farinha ou forrada com papel manteiga, leve ao fogo alto, pre aquecido a 220º, tampe a panela e deixe por 25 min.
Tire a tampa e asse por mais 20 min ou até dourar e espetar um palito e sair limpo.

14 comentários:

  1. Boa tarde! Você assou no forno a lenha ou forno a gás? Poderia me dizer o diâmetro dessa panela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando ele dá a temperatura e o pre aquecimento está óbvio que é no forno a gás
      o diâmetro da panela é a que você tem o pão bem esgtruturado deve caber na panela e ter atura para crescer

      Excluir
  2. São 30 gramas mais 5 gramas de fermento? Tem alguma coisa errada né?

    ResponderExcluir
  3. As sua panela de barro tem tampa,que o ar não sai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se lesse iria ver que é 25 minutos com tampa e mais vinte sem tampa

      Excluir
  4. Maravilha de receita, faço esse pão toda semana.

    ResponderExcluir
  5. Como está difícil interpretar essa receita... informações sobre o fermento, o processo de descanso e dobras. Até mesmo a cocção o forno é pre aquecido mas a panela fica de fora fria ? É não vou arriscar esse pão. Passo .

    ResponderExcluir
  6. não vi nada de difícil, o fermento é o levain9 fermento natural) mais o fermento seco, está bem explicado sim é quente a panela ser aquecida com o pre aquecimento do forno depende da panela se pode ou e precisa pré aquecer. se for de vidro não pré aqueça se for de barro ou ferro aqueça isso você vai ver conforme o tipo de panela o resto depende de ler direito a receita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corrigindo, leia novamente e verá que está muito bem explicado: se usar o fermento Levain que é o fermento natura são 200 gramas, se usar o fermento instantaneo seco são 5 gramas sendo que mistura com a farinha ainda seca, e se for o fermento biológico fresco dilui esse em meia colher de aç~[ucar antes de juntar à farinha. é para usar um só dos três fermentos... ele te dá três opções de fermento o que você tiver, ou o que você gostar mais sendo todos eles com fermentação prolongada a frio na geladeira durante ao menos 12 horas , porque isso vai dar um melhor sabor ao pão rústico, e quebrar os açúcares o que vai ajudar a dar mais digestibilidade ao pão e por isso ficará mais saudável

      Excluir
    2. É válido arrumar a receita para boa compreensão de todos, se para você é óbvio para o colega iniciante NAO. Então arrume a receita acrescentando um "ou" a frente do fermento a ser escolhido.

      Excluir
  7. Alguém tem opinião do sabor, se ficou mais ácido ou azedo pro paladar? Achei a proporção de levain bem alta para a receita (geralmente se usa 20 a 30% no máximo, ao invés de 50%)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sabor acido ou azedo depende do tempo da ultima alimentação do levain, qto mais esperar mais azedo ou acido fica, o ideal é alimentar e aguardar que ele dobre de tamanho e ja pode usar. Algumas pessoas preferem alimentar mais de uma vez para dar mais força ao levain. Fica a seu critério

      Excluir
    2. O sabor acido ou azedo depende do tempo da ultima alimentação do levain, qto mais esperar mais azedo ou acido fica, o ideal é alimentar e aguardar que ele dobre de tamanho e ja pode usar. Algumas pessoas preferem alimentar mais de uma vez para dar mais força ao levain. Fica a seu critério.

      Excluir